webmail
COLTRYP • Coleção de Trypanosoma de Mamíferos Silvestres, Domésticos e Vetores

Serviços

AVISO: Aos Usuários da COLTRYP: Em função de problemas orçamentários da Instituição a COLTRYP não poderá arcar com as despesas de envio e recebimento de isolados. Portanto, informamos que os serviços da COLTRYP (Doação, Depósito e Caracterização de amostras) só serão realizados se o solicitante se responsabilizar pelo custo com o transporte do material biológico em questão.

Manutenção e Preservação de Culturas

Os isolados de Trypanosoma recebidos pela COLTRYP são mantidos, quando em cultura, em meio bifásico contendo meio líquido LIT (Liver Triptose Infusion) enriquecido com 10% - 20% de soro fetal bovino e meio NNN (Novy, McNeal e Nicolle) como fase sólida.

A COLTRYP utiliza na sua rotina de operações metodologias de preservação padronizadas e adotadas pelas coleções de culturas associadas à rede CABRI (Common Access to Biological Resource Information).

Todos os isolados depositados na COLTRYP são preservados por meio de criopreservação a -196ºC, em nitrogênio líquido.

Fornecimento de Cepas

A COLTRYP fornece isolados de diferentes espécies do gênero Trypanosoma obtidos de animais silvestres, domésticos e vetores para instituições públicas, sejam de pesquisa, serviços e ensino ou demais entidades que demandem estes isolados. Por razões de segurança e saúde pública, linhagens não são enviadas para endereços particulares. Todos os pedidos devem justificar a utilização pretendida para o material, devidamente assinados por um profissional qualificado e autorizado a manipular a linhagem requerida. As regras específicas para solicitação dos isolados estão descritas no Formulário de Solicitação de Material Microbilógico. As cepas são fornecidas apenas como culturas ativas, obedecendo as normas de transporte de material biológico em vigor.

A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do Formulário de Solicitação de Material Microbiológico que pode ser obtido junto ao curador ().

Depósito de Culturas na COLTRYP

A COLTRYP vem expandindo seu acervo através dos depósitos dos isolados do gênero Trypanosoma obtidos de animais silvestres, domésticos e vetores de regiões fitogeográficas com características biológicas diferentes. Objetiva-se incentivar o depósito de isolados de T. cruzi dos biomas brasileiros como forma de tornar a Coleção representativa das subpopulacões do parasita que circulam no país. Um intercâmbio ativo de isolados com instituições de pesquisa e outras coleções de tripanosomas no país e no exterior é um foco importante da Coleção. Solicitações de depósito são submetidas a uma análise prévia pela COLTRYP para verificação de adequação no escopo do acervo.

As culturas enviadas para depósito devem ser transportadas obedecendo às normas de transporte de material biológico em vigor (Embalagem UN2814/3373). Maiores detalhes podem ser obtidos diretamente com a equipe da COLTRYP () ou no próprio site.

Categorias de Depósito na COLTRYP

  • Depósito aberto (acervo de acesso público)
  • Depósito restrito (fornecido com autorização do depositante)
  • Depósito fechado (depósito confidencial)
Todos os depósitos são formalizados somente após a identificação e caracterização molecular por diferentes alvos moleculares. A COLTRYP se reserva ao direito de não depositar isolados controversos quanto à sua identificação.

Identificação Molecular de espécies do gênero Trypanosoma

A COLTRYP realiza a identificação molecular por diferentes alvos moleculares.

Foto: Rodrigo Mexas Foto: Rodrigo Mexas
As solicitações são feitas mediante o preenchimento e envio do Formulário para Solicitação de Identificação, Autenticação e Depósito que pode ser obtido junto ao curador ().

Treinamento de Recursos Humanos

Foto: Rodrigo Mexas
A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do Formulário para Solicitação de Treinamento que pode ser obtido junto ao curador ().



© 2018 Coleção de Trypanosoma de Mamíferos Silvestres, Domésticos e Vetores, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz